No dia 26 de julho, a Polícia Militar de União Paulista inaugurou o Núcleo de Mediação Comunitária na sede do Batalhão do município, dando sequência as inaugurações realizadas em toda a região, com objetivo de resolver conflitos de forma pacífica.
O Núcleo é um ponto de atendimento do público em geral nos casos em que houver a necessidade de mediação comunitária de conflitos. Funcionarão sob mediação de um Policial Militar capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), focados em gerir os problemas sociais derivados de comportamentos reprováveis, antevendo conflitos e empregando práticas preventivas que minimizem a incidência de manifestações violentas.
Durante o encontro, os cidadãos receberão orientações como forma de estimular a solução em conjunto, despertando o espírito de cidadania.
Como funcionarão?
Em toda ocorrência policial ou atendimento público que se identifique a existência de um conflito que esteja relacionado em um rol de ocorrências passíveis de mediação (tais como injúria, calúnia, difamação, dano, exercício arbitrário das próprias razões, outras fraudes, conflitos familiares e de vizinhança, etc.), as partes litigantes serão consultadas quanto ao interesse em promover a solução do conflito, em data oportuna, no núcleo de mediação. Havendo o interesse de ambas as partes, será agendada sessão no referido núcleo e as partes serão ouvidas e concitadas a buscarem uma resolução pacífica do conflito.
Da mesma forma, as pessoas que tiverem interesse na mediação comunitária também poderão procurar os núcleos ou os quartéis da Polícia Militar.