06 NOV 2020
Eleições 2020: Entrevista com a Candidata a Prefeita de União Paulista, Cleusa
Nome na urna: Cleusa
Partido: Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB
Vice e partido: Dinho Do Cuiabano – Progressistas (PP)
Nome da coligação e partidos: PSDB / PP

Nome: Cleusa Gui Martins
Idade: 54 anos
Nascimento: 03/06/1966
Cidade Natal: União Paulista - SP
Estado Civil: Casada
Filhos: 02 e 03 netos
Grau de Escolaridade: Superior completo
Profissão: Funcionária Pública
Cargos políticos e participação em eleições: Atual Prefeita Municipal (2017-2020)
Referência Política: ideias de Mário Covas

Como a senhora espera que o processo eleitoral se conduza?

Com esta pandemia, se tornou um pouco difícil, atrapalhando o processo em si, o tempo muito curto, tive um problema de perseguição política – o que dificultou mais ainda – mas tenho a certeza que conseguiremos, daremos a volta por cima e venceremos as eleições.

O que esta pandemia representa para o processo eleitoral?

Representa todo o cuidado possível nas visitas que realizamos de casa em casa, usando máscara, álcool em gel, mantendo o distanciamento... Estamos sendo muito bem recebidos e acolhidos nestas visitas

Quais as bandeiras que a senhora defende?

As nossas bandeiras são: saúde - principalmente, educação, segurança. A educação, este ano, fora um pouco prejudicada devido a pandemia, mas os outros setores estão excelentes.

O que mais falta em sua cidade?

Como em todas as cidades, o que mais falta é o emprego. Este problema afeta não só o município de União Paulista, mas o Estado, País e o Mundo;

O que a cidade tem de melhor?

Temos muitas coisas boas aqui: nossa saúde é muito boa, nossa segurança é boa – trazendo tranquilidade a população no andar pelas ruas; o transporte acessível- para que as pessoas trabalhem nas demais cidades como José Bonifácio, Votuporanga, Poloni; além, claro, novamente a educação.

Caso eleita, qual projeto não realizado no último mandato você pretende dar encaminhamento assim que assumir posto de prefeita?

Hoje, estou como prefeita e tenho várias obras em andamento. Pretendo finalizar as obras do velório municipal, tem a construção das casas populares (57) que tiveram suas obras não conclusas devido a pandemia; temos uma obra grande através do FID; Temos uma obra no estádio municipal em que haverá a construção de um campo de bocha, campo de maia, arquibancada coberta, banheiros acessíveis, quiosques – que também não se iniciaram devido a pandemia e que já está ganha, sendo uma Obra Federal;

Caso eleita, como pretende prosseguir para lutar contra problemas ambientais e preconceito na cidade?

Em ambos os setores, não temos problemas aqui na cidade, mas caso venha surgir – tanto de preconceito, quanto do meio ambiente – olharemos com grande cuidado. Temos o projeto Verde e Azul, a reciclagem, que já favorecem a preservação ambiental e, o preconceito mesmo, acredito que não tenhamos manifestações em União Paulista.

Como se posiciona aos casos de corrupção recorrentes em nosso país?

Em casos de corrupção eu sou totalmente contra. Creio que denigre a imagem da pessoa e, por isso, temos que – cada vez mais – estar verificando, procurando conhecer quem estamos colocando no poder. Afinal, a corrupção só traz problemas ao município, ao Estado, ao País; temos que nos posicionar, na melhor forma possível, elegendo pessoas que vão contra essas práticas e não as realizam.
Autor: Daniel de Paula