23 OUT 2015
Administração de Marli Padovezi coloca União Paulista entre as 50 cidades com melhor desenvolvimento humano do Brasil
A Revista ISTOÉ publicou no mês de setembro, o Top 50 de Desenvolvimento Humano Porte Pequeno Geral e entre as cidades melhores pesquisadas está União Paulista, que ficou no nível Brasil, na 35ª posição com 0,1737 pontos e no Estado de São Paulo apareceu na 2ª posição. Fato inédito na história do município, que neste ano completou seu Cinquentenário de emancipação político-administrativa e é administrado pela prefeita Marli Padovezi Teixeira, que está em seu segundo mandato e tem feito uma administração voltada a qualidade de vida da população.

Alguns meses atrás a Revista ISTOÉ publicou o município como uma das 10 cidades melhores para se viver no estado de São Paulo. Com pouco mais de 1.800 habitantes, a pequena notável é hoje o foco das atenções de todo Estado como a segunda melhor cidade de desenvolvimento humano.

O termo desenvolvimento social se refere à circunstância onde uma sociedade adquire melhores condições de vida de maneira sustentável. O desenvolvimento social está relacionado com o desenvolvimento econômico na medida em que uma melhor situação de vida pode ser oferecida à população através de melhores acessos aos bens e serviços. No entanto, este tipo de situação pode ser confuso, de modo que o desenvolvimento social também precisa de algumas considerações a respeito das situações de paz, igualdade, oportunidades, etc. Todos estes aspectos talvez sejam difíceis de implicar nos processos econômicos.

O desenvolvimento social deve ser um dos objetivos do Estado. Do ponto de vista econômico, a melhoria nas condições de vida da população se relaciona com uma maior produção de bens e serviços. Isto significa que tudo que se produz deve ser tão importante ou até mais do que o consumo básico das necessidades da população. Por outro lado, também é importante que esta circunstância se evidencie em todos os setores da população e não apenas em alguns. Para isso, é importante considerar a forma que a sociedade se estrutura na produção e em suas vantagens comparativas. Uma vez que a sociedade tenha acesso à moradia, educação, alimentação e a um nível de lazer relativamente normal, podemos dizer que do ponto de vista econômico, uma sociedade se encontra desenvolvida. No entanto, o aspecto econômico não é tudo, ou ao menos não deve ser considerado isoladamente como outro tipo de circunstância com grande importância na vida das pessoas. Neste sentido, um critério que se refere ao desenvolvimento social é a qualidade institucional de uma população. Esta situação garante que haja bens públicos que somente o estado pode oferecer, como por exemplo, a justiça. Desta forma, este tipo de elemento é cada vez mais valorizado na hora de considerar a qualidade de vida de um povo. O desenvolvimento social deve ser um dos objetivos principais que a política de um país deve ter. Para isso, não é apenas importante a tomada de decisões políticas-econômicas, mas também garantir a liberdade aos envolvidos e o desenvolvimento do mercado.

De fato, quando observamos os países com maiores índices de desenvolvimento social, notaremos esta tendência ao longo do tempo. Segundo a revista IstoÉ, União Paulista tem hoje umas das melhores administrações do estado São Paulo.