31 AGO 2015
Aterro Sanitário de União Paulista recebe nota 9 da Cetesb
Mais um ponto para União Paulista. Depois de ter sido apontada como uma das 50 melhores cidades para se viver, entre os mais de 5,6 mil municípios brasileiros, pela revista Istoé, a cidade continua tendo motivos para comemorar: o Aterro Sanitário Municipal recebeu da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a nota “9” na avaliação da qualidade de sua operação.

A Cetesb realiza de maneira rotineira, levantamentos e avaliações das condições ambientais e sanitárias dos locais de disposição final dos resíduos sólidos urbanos gerados nos 645 municípios que compõe o Estado de São Paulo. Por meio da metodologia de avaliação do Índice de Qualidade de Resíduos – IQR, a Companhia Ambiental organiza e sistematiza as informações sobre geração e disposição final dos resíduos sólidos, de modo a compor o Inventário de Resíduos Sólidos Domiciliares, publicado anualmente.

Os critérios de pontuação da metodologia IQR levam em consideração, por exemplo, as condições de portaria, balança e vigilância; o isolamento físico e visual do Aterro Sanitário; a compactação dos resíduos; o recobrimento diário dos resíduos; a proteção vegetal; o afloramento de chorume no maciço de lixo; a impermeabilização do solo; a drenagem do chorume e dos gases; o monitoramento das águas subterrâneas; o monitoramento geotécnico; a presença de catadores; a presença de aves e animais; dentre outros aspectos.

“Mesmo diante de uma situação caótica na economia nacional, a Prefeitura de União Paulista tem mantido a qualidade de vida da população. Eu e minha equipe nos esforçamos para fazer com que a cidade honre os títulos que tem recebido, sem, no entanto, promessas vazias e mau uso do dinheiro público. Com honestidade, criatividade, responsabilidade e transparência vamos driblando a crise e fazendo com que nossa querida União Paulista fique cada vez melhor”, encerra a prefeita Marli Padovezi Teixeira.