No dia 13 de Junho, (quinta-feira), a Farmacêutica Laryssa Priscila do Nascimento realizou uma palestra esclarecedora sobre os Perigos da Automedicação para o Grupo dos Idosos.
A Automedicação é a administração de medicamentos sem prescrição médica, caracterizada pela iniciativa de um doente, ou de seu responsável, em obter espontaneamente algum medicamento que, acredita lhe trazer benefícios no tratamento de doenças ou alívio de sintomas.
São várias as razões que levam as pessoas a se automedicarem, como por exemplo: Economia de tempo; Facilidade de acesso; Informação de que medicamento usar para cada sintoma (internet); Influência de propaganda e conhecidos; e Dificuldade ou demora no atendimento médico.
Cresce o número de pessoas que se automedicam e os resultados podem ser muito perigosos, desde uma simples intoxicação até a morte. O problema não esta na medicação em si, mas na prática abusiva e em combinações perigosas, podendo mascarar sintomas e agravar doenças.
Por isso, é sempre importante lembrar: medicamentos devem sempre ser tomados com orientação médica e farmacêutica.
O grupo ficou muito feliz com a palestra e sanaram muitas dúvidas quanto à ingestão de certos medicamentos.
A Equipe da Assistência social deu uma lembrançinha para a Farmacêutica Laryssa em agradecimento a sua presença.
No final foi entregue pela Farmacêutica Laryssa uma pasta do CRF e uma caneta a todas as Idosas, para que possam guardar suas receitas de medicamentos.