20 SET 2013
SOCIAL
CRAS realiza visita com os adolescentes na Casa de Recuperação de Dependentes Químicos em Jaci/SP
No dia 09 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de União Paulista, em parceria com o Departamento da Assistência Social e Prefeitura Municipal, promoveu uma visita com os Adolescentes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, à Casa de Recuperação de Dependentes Químicos na cidade de Jaci. Contando com a presença de 23 jovens, sendo sete beneficiários do Programa de Transferência de Renda Ação Jovem.

Os jovens e a equipe técnica do CRAS, Elaine Gorgatto – Psicóloga e Michele Trevelato - Assistente Social, foram acolhidos pelo Frei Eliseu e Frei Carlos, que mostraram as dependências da casa, da capela, horta e o sítio como um todo.

Na propriedade os portões ficam sempre abertos; os internos se mantêm por doações não governamentais e também governamentais; as triagens são feitas por meio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em São José do Rio Preto. Há quatro Casas como essa no Estado de São Paulo, com aproximadamente 400 pessoas em tratamento, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Nesta casa/sítio visitado constam 75 homens em tratamento, existe uma fila de espera de aproximadamente 600 pessoas; eles buscam tratamento por vontade própria e o período de internação é aproximadamente 4 meses, após passam a ser acompanhado pelos ambulatórios, caso haja recaídas.

Há regras severas dentro da unidade, horário para tudo e total isolamento com o mundo externo. Familiares e amigos só podem se comunicar por meio de cartas. Durante a internação cada interno tem uma função dentro da Casa de Recuperação e após internação muitos são contratados.

O tratamento é realizado com uma equipe técnica composta de Psicólogos, Assistentes Sociais, Enfermeiros, Psiquiatras e os Religiosos.

O Frei Carlos ministrou uma palestra sobre a Dependência Química e o paciente Felipe falou sobre as drogas na sua vida; como era antes de conhecer as drogas, como foi durante e como esta sendo agora em abstinência total. Foi tudo muito intenso, os adolescentes adoraram e a equipe foi muito bem recepcionada.
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024