05 JUL 2013
CRAS de União Paulista promove palestra sobre Percevejos e Aedes Aegypti
No dia 26 de junho, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de União Paulista recebeu a participação da Vigilância Sanitária, com Admilton e Luiz, que falaram sobre os Percevejos e Aedes Aegypti.

Foram sorteados brindes e neste encontro foi servido um lanchinho especial, Bolo de Fubá e Chá de chocolate em comemoração ao mês de Junho – Festa Junina.

Os percevejos são insetos pequenos e desagradáveis, que sugam nosso sangue provocando coceira. Eles não transmitem doenças, mas é melhor não coçar as picadas, senão elas podem infeccionar.

Durante o dia, ficam escondidos em frestas e rachaduras, atrás de papel de parede solto e nas camas, também gostam de viajar em roupas, bagagem e móveis de segunda mão.

A única forma de se livrar dos percevejos é chamar a Vigilância Sanitária e/ou uma dedetizadora confiável, para pulverizar sua casa com inseticida. Antes da pulverização, eles vão pedir para você lavar toda a roupa de cama, os tapetes e as roupas na temperatura mais alta possível, 60° é o ideal.

Já o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e menor que os mosquitos comuns. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti): Não deixar água parada em pneus fora de uso; Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência; Não deixar a água parada nas calhas da residência; Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada; Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia; Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas; O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada); Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas; Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo; Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.

Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.