Detalhes da Notícia


  • jul

    CRAS de União Paulista promove palestra sobre Percevejos e Aedes Aegypti

    No dia 26 de junho, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de União Paulista recebeu a participação da Vigilância Sanitária, com Admilton e Luiz, que falaram sobre os Percevejos e Aedes Aegypti.

    Foram sorteados brindes e neste encontro foi servido um lanchinho especial, Bolo de Fubá e Chá de chocolate em comemoração ao mês de Junho – Festa Junina.

    Os percevejos são insetos pequenos e desagradáveis, que sugam nosso sangue provocando coceira. Eles não transmitem doenças, mas é melhor não coçar as picadas, senão elas podem infeccionar.

    Durante o dia, ficam escondidos em frestas e rachaduras, atrás de papel de parede solto e nas camas, também gostam de viajar em roupas, bagagem e móveis de segunda mão.

    A única forma de se livrar dos percevejos é chamar a Vigilância Sanitária e/ou uma dedetizadora confiável, para pulverizar sua casa com inseticida. Antes da pulverização, eles vão pedir para você lavar toda a roupa de cama, os tapetes e as roupas na temperatura mais alta possível, 60° é o ideal.

    Já o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas e menor que os mosquitos comuns. O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

    Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti): Não deixar água parada em pneus fora de uso; Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência; Não deixar a água parada nas calhas da residência; Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água; A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada; Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia; Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas; O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água; Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar; As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada); Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas; Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo; Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada.

    Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada.

Fotos da Notícia


Veja Também


out


N a última semana, a Prefeita Municipal Kendrea Papile, juntamente com o...


out


N a última sexta-feira, dia 01 de Outubro de 2021, o município de União ...


out


ACâmara de Vereadores de União Paulista aprovou por unanimidade no últ...


Categorias