Detalhes da Notícia


  • ago

    Criada a Região Metropolitana de Rio Preto

    Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa dia 10 de agosto com cinco municípios da nossa região

    A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou na tarde do último dia 10 de agosto a criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

    Macaubal, Monte Aprazível, Nipoã, Poloni e União Paulista são as cidades da nossa região que fazem parte da região metropolitana criada.

    De autoria do governo estadual, o Projeto de Lei Complementar 15/2021 teve a redação aperfeiçoada para, dentre outras medidas, incluir os municípios de Olímpia e Severínia (SP), e permitir a participação popular no conselho de desenvolvimento da região.

    O texto alternativo aprovado pelo Plenário terá a redação final elaborada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Ele ficará em pauta por um dia antes de seguir para sanção do Executivo.

    Se sancionada totalmente ou parcialmente, a lei entra em vigor na data de publicação no Diário Oficial do Estado. Ela vai beneficiar uma população estimada em quase 1 milhão de habitantes.

    Com a inclusão de Olímpia e Severínia, a Região Metropolitana de São José do Rio Preto passará a ter 37 municípios e não mais 35 como previsto no projeto original enviado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo Executivo no dia 22 de maio.

    A nova região metropolitana faz parte dos planos do governo para a reorganização do estado em ao menos 36 regiões (metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões). Essa será a sétima região metropolitana do estado, que atualmente conta com outras seis (São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Sorocaba e Campinas).

    Com a integração das 37 cidades, um planejamento regional deve viabilizar o desenvolvimento econômico da região, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a redução das desigualdades regionais.

    A regionalização também contribui para desburocratização e celeridade de processos, para a articulação entre diferentes esferas de governo, e melhor utilização dos territórios e recursos, além do maior controle para proteção ambiental.

Fotos da Notícia


Veja Também


set


Ogaroto de União Paulista, Murilo Rodrigues Pova está participando no ...


set


Osonho de se tornar um jogador profissional se aproxima cada vez mais ...


ago


Kendrea Papile (PV) e o Vereador Daniel Cândido “Kim” (PV), marcaram presença, na última semana, na ...


Categorias