Detalhes da Notícia


  • jan

    Municípios da região renovam convênio com o programa Viva Leite

    Na última sexta-feira, 17 de janeiro, os municípios de Monte Aprazível, Nipoã, Poloni e União Paulista tiveram os convênios com o Programa Viva Leite, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, renovados. O evento aconteceu na Câmara Municipal de São José do Rio Preto e contou com a presença do secretário adjunto Henrique Almirates Júnior, deputados e prefeitos da região.

    Ao todo, 47 municípios foram convidados a participar. Com a assinatura, os convênios são renovados por mais dois anos.

    “Enquadram-se como beneficiários do programa crianças de 6 meses a 6 anos e 11 meses, cuja família tenha renda mensal de até dois salários mínimos. Ou seja, o Viva Leite é realmente para aqueles que mais precisam”, afirmou Almirates. O Projeto Viva Leite beneficia 16.046 crianças da região de Rio Preto. São 240.690 litros de leite distribuídos por mês com investimentos de R$ 439.554,90 do Governo do Estado. Cada beneficiário recebe 15 litros por mês. Em Monte Aprazível são beneficiadas 662 crianças, em Nipoã são 270, Poloni conta com 152 e União Paulista com 35.

    O vice-presidente da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e prefeito de Nova Aliança, Jurandir Barbosa de Morais enalteceu o programa e ainda fez um pedido ao secretário. “A gente sabe a importância que tem o Viva Leite, mas deixo aqui o meu pedido para que o programa seja estendido também aos idosos”, disse.

    O deputado estadual Orlando Bolçone elogiou o comprometimento da secretaria de Desenvolvimento Social. “Temos muito desafios sociais pela frente, mas vejo que a pasta está comprometida e integrada com os municípios para ajudar aqueles que mais precisam”, destacou.

    O deputado estadual Sebastião Santos destacou o foco do trabalho social no Estado. “Esse programa é um exemplo de como se pode auxiliar efetivamente, promovendo a saúde, a qualidade de vida e bem estar à população”, afirmou. Já a secretária de Assistência Social de Rio Preto, Helena Marangoni, que esteve representando o prefeito Valdomiro Lopes, destacou a importância do leite na alimentação das crianças. “É um suplemento nutricional que garante um bom desenvolvimento físico e mental”, ela ainda fez um pedido ao secretário. “Se possível trazer para os outros municípios do interior o programa Recomeço (no qual Rio Preto foi contemplado), que visa resgatar os dependentes de droga, principalmente o crack”, concluiu.

    Em relação aos pedidos feitos, o secretário disse: “Vou levar a proposta de estender o programa Viva Leite aos idosos, já sobre o Recomeço, é um desejo do governador que em breve o programa chegue a todos os municípios do Estado”. Também foram convidadas algumas mães que têm filhos beneficiários do programa para falar sobre o projeto. Elas elogiaram a importância nutricional do leite que garante saúde para as crianças, além de representar uma economia no orçamento familiar.

    Às 14h foi realizada a capacitação “As melhorias práticas para a distribuição do leite” com gestores e técnicos municipais do projeto. Foram tratados assuntos como: histórico do Programa, regras de atendimento, obrigações dos municípios e dos beneficiados, distribuição, condições de armazenamento e qualidade do leite.

Fotos da Notícia


Veja Também


dez


N o último dia 21 de novembro, a prefeita de União Paulista, Cleusa Gui ...


out


N a última quinta-feira (12/10) na quadra esportiva da escola E.E. Marti...


set


APrefeita de União Paulista, Cleusa Gui Martins, esteve na Capital Pau...


Categorias